Programas

Fisioterapia Empresarial

Para discutir a saúde do trabalhador é necessário entender o diagnóstico de distúrbios ocupacionais para prevenção e tratamento.

ERGONOMIA 
Ergonomia é o estudo da relação entre o homem e seu ambiente de trabalho para oferecer conforto, prevenção a acidentes e patologias de cada atividade laboral exercida. Em vários setores, as intervenções ergonômicas podem ser aplicadas, seja nos mobiliários e acessórios ou até na iluminação e nos ruídos. O objetivo é melhorar significativamente a eficiência, a produtividade, a segurança e a saúde nos postos de trabalho.

PREVENÇÃO EMPRESARIAL
É um programa que visa evitar o afastamento e ausência de funcionários devido ao aparecimento de patologias como lesões por esforço repetitivo (LER), doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT), entre outros. O programa de prevenção empresarial pode ser realizado no ambiente de trabalho com periodicidade de acordo com as necessidades da empresa, a fim de promover qualidade de vida a todos os colaboradores.

GINÁSTICA LABORAL
Ginástica laboral é um conjunto de exercícios físicos para ser realizado no ambiente de trabalho com a finalidade de preservar a saúde dos trabalhadores e evitar lesões de esforços repetitivos e distúrbios ocupacionais. É uma prática coletiva, porém moldada individualmente e de acordo com cada atividade laboral.

Fisioterapia Domiciliar

FISIOTERAPIA NA INTERNAÇÃO DOMICILIAR (HOME CARE)
A Fisioterapia domiciliar ou Home Care é uma modalidade que oferece serviços e cuidados para reabilitação de pacientes através de internação domiciliar, com uma equipe multidisciplinar e contando com o apoio e participação da família. O paciente recebe atenção em tempo integral e, de acordo com seu  quadro clínico, são aplicadas as intervenções necessárias.

Este tipo de atendimento proporciona ao paciente:
- Ser atendido no conforto do seu lar;
- Contar com o acompanhamento familiar;
- Menores riscos de infecções;
- Acompanhamento clínico individual e personalizado
- Melhor qualidade de vida;
 
FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
Para pacientes que não necessitam de estrutura completa em Home Care, a Master Fisio oferece acompanhamento de profissionais em casa para se reestabelecerem até adquirirem condições clínicas de receber cuidados fisioterapêuticos em clínicas e ambulatórios.

GERENCIAMENTO E MONITORAMENTO DE CRÔNICOS
Pacientes com diagnósticos crônicos recebem protocolo de tratamento individualizado por área clínica, que reduz as possibilidades de reinternações, trabalham o paciente para o autocuidado e auxiliam a família sobre os procedimentos a serem realizados nas atividades de vida diária.

REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR
Alguns pacientes apresentam fator de risco maior para desenvolver doenças cardiovasculares, como:
- Tabagismo;
- Hipertensão arterial;
- Dislipidemia;
- Diabetes;
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- Hereditariedade;
- Entre outros.

A reabilitação cardiovascular é indicada para pacientes que foram submetidos à cirurgia ou para evitar a necessidade de intervenção cirúrgica. O profissional da Master Fisio orienta o paciente sobre exercícios que auxiliam a estabelecer quadro e condicionamento cardiovasculares. De acordo com as necessidades e limitações do paciente e seu diagnóstico clínico, os exercícios aplicados podem ser aeróbicos, de condicionamento, alongamento e relaxamento.

Nutrição

Avaliar o estado nutricional do paciente é uma parte essencial do atendimento da Master Fisio em domicílio. A avaliação indica quais intervenções devem ser feitas para contribuir na recuperação do paciente. O nutricionista da Master Fisio identifica os riscos nutricionais do paciente, determina os requerimentos e orienta os familiares e cuidadores acerca dos procedimentos necessários para a preparação, manipulação e administração da dieta indicada.

O serviço auxilia a prevenir e tratar doenças e oferece matéria-prima adequada para que o paciente consiga, em conjunto com a equipe de fisioterapia, adquirir e manter massa muscular. Além disso, colabora no resultado de outras terapias e torna possível adequar a nutrição do paciente de acordo com sua realidade.

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia domiciliar aplica suas técnicas e avaliações de maneira a deixar o paciente confortável. Este serviço conta com o trabalho integrado de fonoaudiólogo e fisioterapeuta para diminuir complicações que podem acometer o paciente, principalmente na função de deglutição e respiração, visando sempre proporcionar bem-estar e qualidade de vida.

Dentre os métodos que a Master Fisio aplica em fonoaudiologia estão:
- Atendimento aos distúrbios mecânicos (causados por modificações orgânicas no trato digestivo) e neurogênicos (causados por alterações neurológicas);
- Estímulo do sistema sensório-motor-oral, paralisia facial, hiper ou hipotonia de órgãos fonoarticulatórios ou alteração de funções estomatognáticas (respiração oral, deglutição atípica, mastigação ineficiente);
- Avaliação e tratamento da linguagem: terapia para afasias, atraso e/ou alterações de linguagem;
- Avaliação e terapia da voz: distúrbios orgânicos, organo-funcionais e funcionais;
- Avaliação e terapia da articulação: disartrias, distúrbios articulatórios;
- Acompanhamento de alterações da audição e processo de adaptação de próteses auditivas.

O serviço de fonoaudiologia em domicílio possibilita a reintrodução do paciente na sociedade, ao priorizar uma deglutição segura e sem riscos. Além disso, o fonoaudiólogo colabora no pós-operatório, visando o bem-estar e a qualidade de vida de cada paciente.

Fisioterapia Pediátrica

A fisioterapia pediátrica em domicílio visa adaptar o ambiente à realidade da criança para tratar, recuperar e prevenir qualquer condição que comprometa seu desenvolvimento e crescimento, tais como:

- Desvios posturais;
- Dores;
- Problemas neurológicos;
- Problemas respiratórios;
- Lesões ortopédicas;
- Transtornos motores;
- Entre outras.

De acordo com o diagnóstico e as necessidades do paciente, a fisioterapia infantil utiliza de procedimentos específicos como alongamentos, exercícios e técnicas manuais que podem ou não demandar uso de equipamentos que auxiliam a reabilitação.

Obter cedo um diagnóstico preciso aumenta as chances de resultados satisfatórios com as intervenções. Acompanhamentos psicológico e nutricional, por exemplo, quando integrados à fisioterapia pediátrica, possibilitam tratamento completo, seguro e eficaz à criança.

Os profissionais da Master Fisio são qualificados e constantemente passam por atualizações específicas com objetivo de oferecer a melhor experiência humanizada e personalizada. Sabendo que a fisioterapia pediátrica trabalha com pacientes frágeis e que merecem atenção especial, os tratamentos elaborados levam conforto  e segurança enquanto trabalham na busca dos resultados esperados.